Dentro de uma empresa a execução de estratégia é essencial para a competitividade, existem vários indicadores, valores e informações contábeis e financeiras que podem ser consideradas ao realizar uma análise sobre a mesma. Dentre os mais importantes, está o CAPEX.
O que é CAPEX?
CAPEX é a sigla da expressão inglesa CAPital EXpenditure, que pode ser definida como Despesas de Capital ou Investimentos em Bens de Capitais. Esse tipo de custo existe para manter ou até expandir o escopo das operações de uma empresa.
Capex é nada mais do que um indicador de despesa de investimento em ativos imobilizados. Em outros termos, é aquele monte reservado para a construção e ampliação de uma nova fábrica, ou a aquisições de frotas de veículos, compra de bens a fim de aumentar a produção e, claro, os lucros.
Como o Capex funciona?
Em busca por ampliação, melhor operação e também em lucros, empresários aplicam certa quantia de capital em ativos que ajudarão nesses fins. Para isso, é necessário saber quanto alocar para realizar a tarefa. Portanto, o indicador que dará essa resposta é o Capex.
Listamos, a seguir, alguns exemplos de Capex:
Aquisição de um terreno;
Obtenção de um novo veículo para frota da empresa;
Construção de um novo imóvel;
Compra de peças atualizadas;
Instalação de uma nova infraestrutura;
Compra de equipamentos de TI.
É relevante salientar que a contabilidade divide os ativos em tangíveis e intangíveis.
Os tangíveis são aqueles palpáveis, isto é, máquinas e veículos, já os intangíveis são os não palpáveis ou imateriais como softwares, marcas ou licenças. Logo, o Capex é indispensável, visto que esse indicador mostra se o plano aplicado está dando certo ou não, para o melhoramento dos resultados.
Como se calcula o Capex?
Na contabilidade, uma despesa é considerada um gasto de capital quando o ativo que foi recém-adquirido começa a apresentar as suas despesas com depreciação e amortização.
Isso acontece porque segundo as normas de contabilidade, toda empresa deve descontar os seus custos fixos com depreciação e amortização durante a vida útil do ativo.
Primeiramente, para realizar o cálculo, frisamos que ele recai apenas em aportes de capital praticados na obtenção de bens de valor.
Lembre-se que os custos com manutenção não devem entrar neste cálculo. Tendo isso agora em mente, você chegará ao Capex por meio do notável Balanço Patrimonial.
A fórmula que você utilizará, enfim, para calcular o capex da sua empresa é a seguinte:
CAPEX = Variação dos Ativo Imobilizado (atual – anterior) + Depreciação
Antes do cálculo, é vital você fazer a seguinte pergunta para saber se a sua empresa está apenas repondo o que está sendo depreciado:
Qual é o nível de investimento que a empresa faz em relação ao de depreciação e amortização que as suas operações possuem?
A partir da resposta, você saberá se está investindo no que está tendo de desvalorização, e se isso se confirmar, é muito provável que a sua companhia não cresça.
Os valores destinados ao Capex variam de acordo com o segmento da empresa. Por isso, o resultado dos cálculos devem ser vistos de acordo com a área da empresa.
O que é OPEX?
OPEX significa "Operational Expenditure” e o foco são as despesas e despendidos operacionais.
Basicamente, são os gastos relativos às atividades rotineiras da companhia, como as despesas tributárias, com funcionários, as contas, manutenção de equipamentos etc.
Ao invés do empresário comprar uma máquina nova, ele pode terceirizar a produção, o que entraria nas despesas operacionais, por exemplo.
Qual a diferença entre OPEX e CAPEX?
As despesas operacionais, representadas pela OPEX, são aquelas de curto prazo cruciais para o bom funcionamento do negócio.
Diferentemente do CAPEX, elas podem ser totalmente deduzidas do imposto no mesmo ano em que as despesas ocorreram.
Enquanto o OPEX vai se voltar para gastos do cotidiano, como no caso das manutenções, o CAPEX foca em aquisições.
Conclusão:
CAPEX é um conceito que trata das despesas de capital ou investimentos de bens de capital. Basicamente, ele apresenta o fluxo de caixa utilizado na busca pela expansão do negócio.
OPEX são as despesas e despendidos operacionais, ou seja, é aquilo que a empresa deve gastar para sua existência, como as contas tributárias, salários etc. Para calculá-lo, basta somar os custos operacionais do período estudado.
Definir se uma despesa é CAPEX ou OPEX é uma tarefa que envolve bastante subjetividade, porque um gasto pode ser visto com um investimento ou como algo essencial para o bom funcionamento. Por isso, os empresários devem estudar o caso e fazer a separação de acordo com a realidade da companhia.
Entre em contato conosco
+55 54 3533-4757